segunda-feira, 15 de janeiro de 2018

Trilha no caminho geológico

Dia 13/01/2018, Priscila e eu preparamos a mochila com alguns sanduíches, água, biscoitos e fomos pra rua fazer o nosso piquenique no Parque Natural Municipal de Nova Iguaçu. Saímos um pouco tarde de casa porque a preguiça dominou um pouco.
Descemos de ônibus perto da estação de trem Presidente Jucelino, e fomos andando até a entrada do parque. É só ir seguindo o rio. Comecei a gravar o caminho só quando pegamos a estrada de terra. O caminho pode ser visto aqui.
Chegamos na entrada do parque por volta de meio dia. Como é um parque municipal, entrada é franca. Ótimo. Assim que se chega, faz-se o registro de visitante e já de cara tem a represa e o lago da represa do lado esquerdo. Mais a frente tem o banheiro público que nem sei se fica aberto (quando estávamos saindo do parque lá pelas 16h, ele já estava fechado).








O caminho é bem fácil e bem definido. Várias placas indicativas, bem conservado e limpo. Caminho que fizemos é chamado de “caminho geológico I”. Para este, não tem necessidade de GPS.
Poucos passos depois tem uma cancela e uma entrada a direita para a pedreira. Lugar lindo. Bom para fazer um piquenique ou um luau/pernoite se fosse autorizado. Mas, como o parque fecha as 16h, creio que não há a intenção de fazer daquilo ali uma área de camping. Seria ótimo. No mesmo local se tem acesso para outras trilhas.









Após algumas fotos ali na pedreira abandonada, voltamos para o caminho geológico. Por este, se tem acesso a vários poços. Destaco o poço das cobras que é muito bonito. Esmeraldas também é muito bonito.

poço da paixão

Poço paredão

Poço da hidromassagem

Poço sereno

Fomos visitando todos os poços pelo caminho e escolhendo um para ficar, de preferência que não tivesse muita gente. Descemos no poço sereno e fomos caminhando pelo rio mesmo até o poço do escorrega. Ali sim entramos na água para um pequeno banho e sentamos numa pedra para fazermos nosso piquenique.


Poço do escorrega



De barrigão um pouco cheio, voltamos para a caminhada. Demos um pulo na sede Adm e ao chegar no poço das cobras, fiquei com vontade de descer até onde é realmente o poço. Mas Priscila (que conhecia o lugar melhor que eu) falou que a entrada era por outro lado. Confiei, mas acho que ela não conhece tão bem assim. Hehehe. Agora mais uma coisa para explorar ao chegar lá. Ela falou que não tinha ido em todos os poços quando foi lá. Tudo bem. Ta perdoada. rs.


morcegos

sede adm





Poço das cobras

Logo após o poço das cobras se chega na construção mais antiga da região: o casarão. Ali, vimos mais um lagarto gigante, iguana não sei. Vimos uns três nesse dia. Queria ver mesmo é uma preguiça. Fica pra próxima. Mais um motivo pra eu voltar ali.


casarão

Onde tem o casarão, existe uma bifurcação. Direita daria na janela do céu da cachoeira do véu da noiva, e pela esquerda é a continuação do caminho geológico. Como já estava tarde, resolvemos ir só até o poço das esmeraldas e ficar por ali. Deixar todo o resto para outro dia.


to ficando careca, hehe.

Ela e eu

vários peixinhos fazendo esfoliação natural

Poço das esmeraldas. Pena que não tinha sol.

Entramos na água no poço das esmeraldas, tiramos fotos e descansamos. Tem certos pontos do poço que são um pouco fundo. Se não sabe nadar, cuidado. Assim que resolvemos levantar, começamos a ver algumas pessoas descendo: já era 16h e o parque ia fechar. Continuamos avançando para ter certeza e vimos o guarda do parque comunicando a todos. Era hora de fechar. Fomos embora já com a vontade de voltar. Vale a pena conhecer esse parque.


Eu e Priscila

Nenhum comentário: