quinta-feira, 31 de agosto de 2017

Travessia Serra Negra

   Uma das várias trilhas/travessias que existem na parte alta do Parque Nacional Itatiaia (PNI), a Serra Negra foi a que fiz nos dias 26 e 27/08/2017 (último final de semana). Não posso dizer outra coisa além de que foi lindo, maravilhoso... tudo de bom.Veja o caminho que fizemos aqui.
   Na semana mesmo da travessia já ia me preparando fisicamente e psicologicamente para ela. Sabia que a parte alta era frio. Dei umas corridas e ia separando tanto as roupas para o calor, quanto pro frio da noite.
   Sexta-feira, um dia antes da travessia, saí do meu trabalho, fui pra casa, almocei, peguei minha mochila e parti sentido Niterói. Chegando lá, vi que meu pai não recebeu as minhas mensagens já que está com outro número de celular. Enfim, peguei o novo número dele, bati um papo e fui descansar um pouco já que teria que estar na rodoviária novo rio as 3 da manhã.
   Na madrugada de sábado, deixei meu carro perto da casa do meu pai e fui para a rodoviária. Lá me encontrei com Zoé. Gente boa. Conversamos um pouco e esperamos todo o pessoal chegar. Foram chegando aos poucos e se apresentando. Embarcamos na van e pegamos a estrada sentido Itatiaia. Tentei ir dormindo, mas nunca consigo dormir de verdade.
   Já quase amanhecendo chegamos no PNI e estava um frio desgraçado! Paramos no meio da estrada para ver a geada. O mato totalmente congelado. Saí correndo, tirei foto e, não muito tempo depois, voltei para a Van. Muito frio. Meus dentes tremiam... Mas foi lindo. Nunca tinha visto algo assim. Não que eu lembre.
geada

   Chegamos na sede Mourão do PNI e tinha MUUUUIITAAA gente. Mas muita gente mesmo! Parecia que tinha várias caravanas de vários lugares. Mas o parque é enorme e tem várias trilhas, então acaba que o monte de gente vai se dispersando conforme a trilha começa. Logo vem a sensação de isolamento e paz em meio a natureza. Mas, voltando a sede, esperamos o cadastramento e o sol foi aparecendo. Engraçado que conforme o sol aparecia, ia ficando um calor absurdo. Naquele momento eu amei o sol. Em poucos minutos os dois casacos, a camisa de manga comprida, a camisa normal e a segunda pele saíram de cena. Ficou apenas a segunda pele (pra proteger do sol) e uma camisa dryfit (pra não ficar suado). Começamos a travessia. Várias partes com o chão congelado e, conforme o tempo passava, o gelo derretendo.



pedra do altar

ovos de galinha



ficamos acampados aqui

vigia do camping




   Depois de aproximadamente 18 km, chegamos na pousada da Sonia. Ali montamos a barraca e fomos tomar banho. Nuno, que levou praticamente todo o peso da barraca mais as coisas da namorada Vanessa, estava mortinho da silva. Era hora dele descansar, hehe. Tentei tomar banho logo antes que a noite chegasse e ficasse frio. O banheiro era show de bola: água quentona. Todos de banho tomados, sentamos para beber um pouquinho enquanto esperávamos a hora do jantar. Tomamos cachaça de banana, conhaque e um vinho horrível chamado "teoria". kkkkk. Muito ruim. Boa parte da travessia passei conversando muito com Carol e acabei criando uma amizade legal com ela. Erik dividiu o peso da barraca e dormiria comigo. Chegada a hora da janta comemos muito! Um peixe maravilhoso que eles mesmo cultivam lá. Truta. Repetimos a vontade. O filho da Sonia, Nilson, um muleke muito gente boa. Trabalhava pra caramba. Todos satisfeitos, fomos para o chalé que algumas meninas iam ficar e lá ficamos conversando e enchendo a cara até mais tarde. Depois de um tempo, cansados e felizes, fomos cada um para suas barracas dormir. Eu estava com o meu saco de dormir para neve, mas mesmo assim pedi um cobertor. Acabei sentindo calor. No meio da noite me deu maior vontade de fazer xixi e saí da barraca. Fernanda, assim que ouviu eu sair, saiu também e foi fazer o mesmo. Depois que fizemos o nosso xixi, ficamos alguns minutos ali fora apreciando a lua e constatando que não estava tão frio assim. Pelo menos não tanto quanto ao que nós verificamos no dia anterior. Na hora de dormir novamente, como que consegue com o ronco do pessoal? Hehehe. Faz parte.
   Após uma noite nas montanhas, chegou a hora de acordar para o segundo dia da travessia, que de acordo com amigos, era o dia mais bonito. E realmente era. Tomamos café reforçado, nos despedimos do povo da pousada e seguimos nosso caminho. Logo de cara pegamos vários lugares lindos. Pegamos também a subida da misericórdia. É difícil mas nada impossível.











   Segundo dia de travessia passei boa parte junto de Carol e Fernanda. Esse dia algumas pessoas ficaram com bolhas nos pés e acabou que demorarmos um pouco mais, mas nada muito distante do programado. Dia de muita contemplação e agradecimento. Chegamos em um momento que tinha uma bifurcação e poderíamos ir para a cachoeira do escorrega ou para a cachoeira santa clara. Para a primeira, ficamos sabendo que tinha uma propriedade privada agora. Então para evitar qualquer tipo de aborrecimento, fomos para a santa clara. E foi muito bom. Cachoeira muito boa e sem muita gente. 

   Depois de lavar a alma na cachoeira ficamos esperando a van chegar para nos resgatar. Entramos na van do Sérgio e caçamos um lugar para comer. Estávamos mortos de fome. Paramos num lugar muito bom. Comemos bastante sem gastar muito. Dividi uma picanha com o "líder" Raphael. Muito gente boa. Acabou que ele bebeu muito nessa comilância e ficou sentido vontade de vomitar quando estávamos na van de volta para casa. Como ele estava justamente no banco atras de mim, ficava falando que ia vomitar em cima. Era o trote por participar pela primeira vez do grupo Caveiras das Montanhas. Hehehe. Adorei esses caras. Espero muito em breve revê-los. Graças a Deus ele não vomitou.
   Cada um foi descendo da van e indo para suas casas. Zoé e eu descemos na Leopoldina e Pegamos um ônibus para Niterói. Cheguei na casa do meu pai, conversei um pouco com ela (mas bem pouco) e parti pra Arraial. Antes, peguei grana com ele para pagar o meu pedágio, hehe. Vim a mais de 100 na via lagos. Cheguei em casa a 1 da manhã. Cansado, sujo, mas feliz e com a alma renovada. Obrigado meu Deus.
De cima para baixo e da direita para a esquerda: Bruno, Renata, Carol, Márcia, Renato, Eu, Raphael, Fernanda, Zoé, Nuno, Vanessa e Erick tirando a selfie.

Obrigado amigos. Obrigado que, mesmo que seja por um breve momento, tenham feito parte da minha vida. Caveira das montanhas!

Nenhum comentário: