terça-feira, 3 de abril de 2018

Trilha em Itatiaia - couto x pratelerias e pedra do sino

Final de semana chegando e tínhamos combinado de ir para o Parque Nacional Itatiaia. O lugar é incrível. Da vontade de voltar sempre. A ideia era no sábado fazer a travessia couto x pratelerias, montar acampamento e no domingo fazer o ataque à pedra do Sino de Itatiaia.

Sexta feira eu já me encontrava na casa da Priscila, pois estava fazendo um curso no TCE RJ, sobre PPA. Então era só sair da casa dela, pegar o Valmir na rodoviária (que é onde eu sempre deixo o meu carros estacionado) e de lá irmos para Itatiaia. Esse era o combinado. Na sexta feira a previsão do tempo não estava as das melhores, mas como era finalzinho de verão e início de outono, não da para confiar muito. Consequência, Valmir desistiu. Por causa do tempo não parecer estar dos melhores e também porque era aniversário de um parente dele. Compreensível.
Priscila e eu estávamos quase desistindo de ir. Ia ficar caro e não estávamos muito animados. Ligamos para Amnielle e ela estava perto. Resolveu então irmos no carro deles. Ou seja, ficaria priscila, Amnielle, Francesco e eu no Carro. Beleza. Fomos todos no carro do Francesco. Pegamos um uber até onde eles estavam de lá seguimos caminho. Quase chegando em Itatiaia, paramos num motel e fomos dormi umas horas para descansar um pouco.Antes, ao sair do carro para ir para o motel, minha bota descolou o calçado do lado direito. Priscila cedeu uma das meias reservas dela para segurar o sapato e assim poderíamos continuar a aventura. Dormimos no motel e descansados, fomos até o parque esperando no ponto marcado que era as 5h da manhã na garganta do registro. Chegamos lá e ainda era noite. Quando amanheceu mais um pouco, Francesco foi dar uma volta e viu que o outro carro com o pessoal que iria com a gente já estava ali também. Estavam ha mais de uma hora ali e a gente não viu. Mas nos encontramos na hora certa. Todos juntos, partimos para o parque.


Sábado - Dia 24/03/2018 - Couto x Prateleiras

mapa do parque

ao chegarmos o tempo não estava lá dos melhores


Estava fechado, mas conforme ia passando o tempo, mais aberto ia ficando

Fizemos nosso registro no parque, pagamos e seguimos para o Abrigo Rebouças montar acampamento. De lá vamos fazer a travessia couto x prateleiras. Resolvemos fazer no sentido inverso, ou seja, fazer prateleiras x couto. O caminho que fizemos pode ser visto clicando aqui.

Amnielle com o sapinho endêmico de lá

flamenguinho


nascente de rio

camping

minha barraca

Montados as barracas e comido alguma coisa, como já estávamos no abrigo rebouças, como já supracitado, resolvemos fazer a travessia prateleiras x couto. Minha bota com uma meia envolta, foi aturando toda a travessia. Ao final dela, a meia já não era mais nada. Muita pedra. Hehe.
















varetinha que está segunda a pedra gigante, hahaha. Muito bom quem teve essa ideia.








Pássaro nos observando

toca do índio

planta roxa



ponta extrema do mirante para o pico das agulhas negras





Descendo pelas pedras. Essa parte foi bem legal.



Prateleiras

Pedra da maça



Dino ficou até tarde para tirar fotos das estrelas. Ficou foda demais!


Via láctea. Dino é foda.

Destaco a descida pelas pedras. Foi uma das partes mais tensas e mais legais.
De volta para o acampamento, era hora de enfrentar o frio e tomar banho. Eu, como sempre, não ia arregar e tomei banho completo. Pulando e gritando mas tomei. Hehe. Foi bem legal esse dia. Cansativo mas muito legal. A noite Dino ficou tirando umas fotos das estrelas e ficamos conversando um pouco sobre fotografia. Muito maneiro.
Foi a primeira vez que estreei o meu fleece e ele segurou legal o frio. Pegamos um frio de uns 9 graus e fiquei tranquilo. Dormi no saco dormir super fino da minha namorada e ela dormiu no meu. Juntei os dois sacos para ficarmos bem. O meu aguentaria o frio sorrindo. Ela ficou bem. Eu que tive que, de vez em quando, ir até o saco de dormir dela para me aquecer mais. Mas, deu para dormir de boa. No dia seguinte Carol falou que mal conseguiu dormir de tanto frio, mesmo com 3 pessoas (Alexandro e Fernanda) na barraca.



Domingo - Dia 25/03/2018 - Circuito 5 lagos e Pedra do Sino de Itatiaia

Acordamos cedo, desmontamos nossas barracas, coloquei outro pé do par de meia de Priscila na bota e fomos voltando para onde tínhamos deixado os carros. Guardamos nossas barracas e cargueiras nos carros e estávamos prontos para inciar o circuito 5 lagos com o ataque a cume da pedra do Sino. O caminho que fizemos pode ser visto clicando aqui. Mas, o meu celular acabou a bateria depois que descemos a pedra do sino. Tem o tracklog do Dino e do Francesco aqui. O do dino ficou mais completo.















ovos de galinha






livro de cume

Assinando o livro de cume




Caveiras da montanha na conquista do cume

cachoeira aiuroca







subindo a pedra do sino de itatiaia


asa de hermes


Ao final da travessia a noite já estava caindo. Felizes e com fome, nos despedimos e cada um foi para os seus carros. Ao sair do parque, paramos numa vendinha que vende queijos e doces. Comprei um queijo para minha sogra. Ali, acabou que o pessoal do outro carro (Alexandro, Fernanda, Carol e Dino) apareceu.
Francesco nos deixou num ponto da Dutra e de lá pegamos um uber. Chegamos em casa (da Priscila) cansados, mas felizes. Mais dias assim.

André (Dino), eu, Priscila, Amnielle, Franscesco, Fernanda, Carol, Alexandro

2 comentários:

modelo disse...

Fala Marcelo, boa tarde, tudo bem contigo?

Sou daqui da capital, SP, estou pensando em fazer este caminho em breve.
minha curiosidade: por acaso, em alguma parte do trajeto, será que esteja bloqueada? Por conta do COVID-19?

Obrigado.

Eder

Marcelo Ferreira disse...

Oi Eder. desculpa a demora em responder. só vi seu comentário agora.
infelizmente, todos os parques nacionais estão fechado por conta da covid-19. Como a trilha é dentro do parque, temos que esperar abrirem.
Paciência...